Recomeçaram as aulas!
Recordo!...
Recordo tantos inícios de ano, o 1º dia de tantos!... As birras de uns, as lágrimas silenciosas, mal contidas de outros, os risos ou os modos "sem modos" dos mais extrovertidos, a timidez de outros quantos, a serenidade dos mais afoites ou mais esclarecidos sobre a nova etapa da sua vida, a alegria de todos na descoberta desse novo mundo ou na saída e no reencontro com os familiares!
Recordo... a enorme ansiedade ou as expectativas de tantas mães-galinhas, aquele comovente 1º dia em que um pai, viúvo, se vê entre mães, a levar a filha à escola, pela 1ª vez. Recordo, até, a chegada do D., o único menino que me apareceu, sozinho, de botas a rir e cédula na mão para se matricular. Já era(infelizmente) um "Homenzinho" formado e marcado na Vida.
Recordo tanta insensibilidade e indiferença dos políticos da época. Tantas dificuldades no reconhecimento da prioridade que deve merecer a Escola para todos. Então, ainda não tinham descoberto como os meninos são "via privilegiada" para alcançar os votos dos pais. Agora, até a dádiva de mais trinta cêntimos na comparticipação da despesa dos livros justifica o destaque noticioso nos media!...
Recordo essa magia do recomeçar o Ano Novo em pleno renascer do Outono, sem mega-agrupamentos, sem Magalhães ou até com pouco giz para o quadro mas sempre com motivação e empenho como se fora a 1ª vez, em cada uma dessas vezes.
Era o "ajeitar na grelha de partida". Era a corrida da descoberta do Futuro.
Hoje, cá de longe, apetece-me dizer aos meninos da nova "Escola Nova" que... o segredo é gostar. O segredo é estudar. Tudo o resto, virá por acréscimo.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário