terça-feira, 12 de abril de 2011

Tempo de ser melhor

Basta um segundo e todos os nadas podem ser relativizados perante a evidência do perigo.
Hoje, de manhã, fui testemunha dum atropelamento. Foi tão perturbador que ainda me é difícil abstrair toda a sequência dos factos.
Foi, novamente, mais uma lição de condução após a aula de natação. Outro aviso, um grande e perturbante aviso, para que eu própria me torne mais consciente do modo como viajo e caminho, das limitações que também me vão afectando já e da forma distraída como conduzo, tantas vezes, reconheço.
O caso poderia ter-se passado comigo, com qualquer um. Basta um instante de distracção e facilitismo.
Ao regressar da natação, optei via túnel. Já próximo da entrada, vejo surgir de lá uma camioneta ligeira de caixa aberta, com um casal da minha faixa etária, talvez. Simultaneamente, no mesmo sentido, apercebo-me de uma figura feminina que se dispõe a atravessar a passadeira. Nem tive tempo de ver se a mulher olhou para a entrada do túnel. O meu pensamento ficou a meio embora tivesse durado menos de um segundo, tenho a certeza. Ouvi o estrondo daquele corpo na frente lateral da camioneta e vi a expressão de inevitável surpresa nos rostos do condutor e da sua acompanhante. Instintivamente, dei comigo parada ao lado da carroçaria sem ver a atropelada. Avancei um pouco e já outra mulher de telemóvel na mão chamava socorro. Outras pessoas vindas do mesmo sentido, já se aproximavam. Senti que nada podia fazer senão avançar para que o trânsito que vinha atrás de mim não perturbasse mais. Entrei no túnel acenando calma aos incautos que se aproximavam, para que não houvesse mais embates.
Por coincidência ou não, foi na 3ª-feira passada que fui multada por excesso de velocidade.
Dois grandes avisos. Dois momentos a demonstrarem-me que a vida é um exigente e constante apelo à nossa perfeição e um aviso à cautela e à consciencialização das consequências que a forma como utilizamos a nossa liberdade pode perturbar a vida de outros, iguais a nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário