quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A escolha

O tempo urge. Qualquer cidadão português que se preze já terá assumido, hoje, a escolha do seu candidato à Presidência. Os mais grados do país partidário virão ainda, numa última arrancada, fazer o convencimento daqueles que se deixam embarcar nas ondas das aparências.
Miudinha como eu sou, cá vou fazendo as análises ao que ouço e ao que vejo proposto por cada candidato. O modo como as propostas, de cada um, são transmitidas ao povaréu é tão fraco que me deixa a quilómetros do utópico sonho de mudança que experimentei um dia.
Coelho: Usa o espaço brincalhão, gozando a oportunidade de "puxar os lençóis" sem definir as ideias a concretizar se fosse possível ser eleito. Anima-me. Um pc descartado por ser "inconveniente" no seu modo de dizer.
Cavaco: Tadito. Sabe de contas, segura as rédeas. É elegante, usa a moral. Até abdicou, agora, do ordenado da Presidência. Ena! Um tabu a desvendar!
Alegre: Triste Alegre. Grande voz. Grande Poeta. Poeta na Presidência, bonito! Porém, sabe a "sopa requentada". Quem o viu e quem o vê. Como eu... foi jovem e já é sexagenário.
Lopes: Ah, é Lopes! Talvez sejamos parentes. É sensato. Tem boa figura. Contudo, é mais obediente do que eu. Cumpre bem as tarefas partidárias.Dispenso mandarete.
Nobre: Ser Nobre é coisa valiosa mas... mesmo sabendo como o país precisa de médico, andar a reboque de sugestões ... não valoriza nada.
Defensor: Sim, defensor dos animais. Outro médico a tentar sarar os males nacionais. Foi capaz de vetar touradas na sua cidade. Enche-me as medidas mas... parece-me que tem um visual, uma imagem, pouco mediática, pouco atractiva perante "as massas".
Não me lembro de outros candidatos mas gostaria que tivesse aparecido um quarentão, sensato, bonito, culto, altruísta, conhecedor do mundo, com carisma, estilo assim... a modos que Luís de Matos. Talvez, alguém capaz de, num golpe de mágica, nos levar à resolução dos complexos problemas desta velha Europa, moribunda, nas garras dos "países emergentes".
Vou pensar. Vou pensando.
Votem Bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário