segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Introspecção

Hoje, orgulhei-me com o prémio de Melhor Treinador do Mundo, atribuído a José Mourinho. Agradeci-lhe quando o ouvi falar na nossa Língua Materna dizendo sentir-se orgulhoso por ser Português. Comovi-me com as lágrimas da sua emoção e, sobretudo, quando o ouvi dizer:
" Trabalhei muito para chegar aqui"....
"O mais importante são os títulos colectivos"...
..."Mas, este prémio faz bem ao ego do Português"...

Simultaneamente, em rodapé, fui lendo a triste legenda alusiva a outro português: "Renato Seabra foi acusado de homicídio de 2º grau"...

Entretanto, sei de uma Mulher que , sem hesitações, atravessa um oceano, deixando-se cair nas garras do abismo do sofrimento, movida apenas pela Dor e pelo Amor Maior, na busca do filho envolto nas teias de um crime.
..."Inda que seja ladrão,
Aquele que tem a Mãe
Lá tem no meio da luta
Ternos afagos de alguém".
Cantou Zeca Afonso.

Hoje, os meus gatos assanharam-se e lutaram pela disputa do mesmo espaço, para dormirem esta noite.

Hoje, não quero deixar de registar algumas das minhas inquietações de sempre, algumas das minhas velhas dúvidas, dos meus porquês e das contradições que também me envolvem a minha própria alma.

Quem sou eu? Quem somos nós? Até que ponto somos apenas e tão só, animais? Até que ponto somos capazes de nos aperfeiçoar e desenvolver comportamentos cada vez mais solidários, mais humanizados e humanizantes? Como aprender a conhecer e a evitar ou dominar as nossas fragilidades? Que exemplos de vida deveremos dar aos mais novos? Como escolarizar, socializar, encaminhar os mais pequenos e os jovens?
Até que ponto estamos todos metidos "no funil da competição" buscando a única saída que possibilita apenas o "êxito" de um, dois, três, à custa do esmagamento das multidões de anónimos? Que diferença sabemos fazer entre o verbo SER e o verbo TER?
Ao longo dos milénios estas e muitas mais dúvidas se foram apresentando ao Homem, perante os resultados mais ou menos dramáticos dos seus comportamentos.
A linha de fronteira entre o Bem e o Mal é tão frágil que ninguém pode ter a certeza de que não a vá ultrapassar, alguma vez.
A Vida é Caminho. Caminho de sucessos, de alegrias, de esperanças mas também de fracassos, de tristezas e desânimos. Somos capazes de os aproveitar para nos fortalecermos na capacidade de entreajuda, no reconhecimento das nossas limitações e aperfeiçoamento do nosso carácter? Nem sempre.
A Vida é Verdade mas... há tantas verdades quantos os pontos de vista. Importa sermos coerentes nas atitudes e nas situações que enfrentamos. Porém, somos sempre capazes de assumir as consequências disso mesmo?
Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida, disse Jesus Cristo. Na coerência do Seu Testemunho encontramos exemplos de Generosidade, de Justiça, de Igualdade e Aceitação do outro, de Ajuda e Partilha, de Tolerância e Perdão, de Dádiva Suprema, até.
Quando formos capazes de concretizar este maravilhoso programa de Vida, seremos menos contraditórios, mais irmãos uns dos outros.

Hoje, li o anúncio do FUTURO e alegrei-me. Que venha Saudável, cheio de Graça e Pureza. O Mundo precisa dele (dela) para se tornar mais Feliz, mais Perfeito e mais Belo!

Sem comentários:

Enviar um comentário